sábado, 19 de julho de 2008

Agosto é o mês das respostas na serie A

Por Raoni Alves

Até agora já se foram 12 rodadas e o Campeonato Brasileiro segue cheio de dúvidas. Será o Flamengo, um Cruzeiro de 2003? Serão Santos e Fluminense certos rebaixados? Quem brigará pela Libertadores? Essas e outras perguntas vão seguir sem respostas até o final de agosto. Lá, algumas delas poderão ter suas soluções encontradas. Porém, de uma vez por todas, o torcedor se acostumou com os pontos corridos e os clubes sabem o que precisam para se dar bem, ou ao menos para reagir. A fórmula é um sucesso, de público inclusive.

Todos sabem da importância da regularidade, da força que os pontos em casa trazem e da necessidade de vencer fora de seus domínios para buscar o título. Na ponta de cima os meses de julho e agosto prometem mexer muito com a classificação. Em dois meses serão 16 jogos e é a hora do plantel.

O Flamengo perdeu um importantíssimo armador, Renato Augusto, e um bom atacante, Marcinho, e se não perder, nem contratar, mais ninguém terá seu poder de fogo reduzido, mas ainda é um time muito forte. Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro, até agora não perderam nenhum jogador para o exterior. Tirando as especulações, nada foi oficializado e podem se dar bem nesses meses. O Cruzeiro principalmente, já que não perderá nenhum jogador para as Olimpíadas, diferente do São Paulo que jogará um dos meses mais importantes da competição sem Hernandes e Alex Silva.

O internacional é um caso aparte. É um time muito forte com um bom conjunto, mas já perdeu alguns jogadores, entre eles Fernandão e seu técnico. Começou o campeonato muito mal e só com a chegada de Tite que encontrou um padrão. A contratação de D’Alessandro pode fazer a diferença. Vamos aguardar. Para mim, brigará pelo título no final do ano.

Lá em baixo, Santos contrata e não vence. O Fluminense vende, vence, mas não convence. É o mais equilibrado campeonato do mundo e para ficar melhor somente se o calendário fosse enquadrado no padrão europeu, mas isso já é outro assunto e muito mais complexo.

Nenhum comentário: