Por Bernardo Gentile
Com o fim da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, o Campeonato Brasileiro passará a ser disputado, incansavelmente, duas vezes por semana, como jogos nos meios e fins-de-semana. Terá um trégua, apenas, quando chegar a hora da Sul Americana.
Agora, meus amigos, chegou a hora do famoso ELENCO. Os times que contratam apenas onze jogadores para uma temporada inteira terão um longo e angustiante campeonato. O Brasileirão, como já disse neste espaço anteriormente, é o mais difícil do mundo, quem não se preparar para jogá-lo, pode ter certeza, vai sofrer.
Soma-se à falta de organização e capacidade de alguns dirigentes de clubes com a falta de percepção de quem manda no futebol brasileiro, a maldita janela de transferência para o exterior, que nos faz perder jogadores importantes de cada time no meio do campeonato. O futebol brasileiro deve se adequar ao calendário europeu. Não é possível que ainda não tenham percebido isto.
Agora, depois de serem destruídos no meio de campeonatos, alguns clubes perceberam que devem se reforçar quando perdem jogadores deste modo bizarro. Muitos tentam repatriar jogadores que não tem mais mercado na Europa, outros contratam jogadores que não vêm sendo aproveitado no próprio futebol brasileiro.
Enfim, times que montaram um elenco no início do ano, já sabendo que iriam perder jogadores para o EURO ou DÓLAR, serão mais bem sucedidos. Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras e Internacional, despontam como times que conseguirão se dar bem.
Botafogo, que foi finalista do Campeonato Carioca e semifinalista da Copa do Brasil montou apenas um time. Se perder jogador para o exterior, não conseguirá repor, pelo menos não com a mesma qualidade. Assim como o alvinegro carioca existem outros exemplos, como Fluminense, Santos e Grêmio.
Para estes times, neste ano, resta torcer por uma campanha digna no Brasileirão e Sul Americana e, que no ano que vem, consigam pensar mais adiante e montar um elenco de qualidade, com peças de reposição e não apenas um time de onze jogadores.
.
terça-feira, 8 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário