sexta-feira, 13 de junho de 2008

Imprensa x Futebol

Por Mariana Silveira

Este texto deveria ser sobre futebol. Mas ele será muito além disso. É notável a eterna tendência de alguns veículos de comunicação para alguns clubes de futebol. Não é preciso citá-los porque qualquer pessoa pode perceber isso. Muitas vezes, um jogo “sem sal” com resultado de 0 x 0 ganha uma grande manchete na capa e um outro clube que venceu na mesma rodada não recebe o mesmo destaque. Salvo goleadas ou jogos importantes.

E isso, infelizmente, se multiplica pelo Brasil. Por exemplo, programas dominicais, que são transmitidos para todo o país, dão muito destaque para jogos do Sul e Sudeste e passam rapidamente pelo Nordeste. E, por falar nisso, já notaram que Centro-Oeste tem pouquíssimos clubes e no Norte parece não ter futebol? Isso no país considerado do futebol.

Quarta-feira, antes da final da Copa do Brasil entre Sport e Corintihans, o jornalista Luciano do Vale fez seu desabafo:






Certíssimo. A imprensa realmente faz isso. Mas será certo citar nomes? Ofender colegas de profissão? Dizer que o diploma é o que importa para ser um bom profissional? Onde está a ética? O bom Jornalismo é feito da imparcialidade. Não há torcidas, não há cidades ou regiões. Não há ofensas entre profissionais.

Cadê o respeito ao próximo? E esse próximo é tanto um jornalista (formado ou não) como um torcedor do outro time que deseja um pouco mais de respeito ao abrir um jornal ou assistir um programa esportivo. Será que alguém vai fazer Jornalismo Esportivo para todos? Fica aqui a minha torcida.

Nenhum comentário: