terça-feira, 24 de junho de 2008

Campeonato Brasileiro, o melhor nacional de todos.

Por Bernardo Gentile

O Campeonato Brasileiro é o mais equilibrado do mundo. Não acredita, acha que estou delirando? Então me diga qual campeonato desse planeta começa com, pelo menos, 10 clubes entre os candidatos ao título?

Na sétima rodada podemos comprovar isso. Olhe bem para a tabela e verá que três equipes estão empatadas na liderança com 16 pontos. O Flamengo, líder no desempate técnico, mostrou, na última rodada, que também sabe vencer fora de casa, 3 a 0 no Ipatinga. O mengão terá uma parada difícil pela frente, irá até Recife, para enfrentar o campeão da Copa do Brasil.

Logo em seguida vem o Grêmio, que venceu o Atlético-PR, também por 3 a 0, no Olímpico. Roger foi o grande destaque, fazendo todos os gols da partida. No entanto, o time do “Maradoninha” terá uma pedreira pela frente: o eterno rival Internacional (cuidado com a rima).

O Cruzeiro é o último dos três times com a mesma pontuação. Time, que volte e meia está disputando posição no topo da tabela. Mais uma prova de que o Brasileirão é o mais disputado. Tem clássico toda a rodada. Na próxima, Cruzeiro X São Paulo, no Mineirão.

A grande surpresa, até agora, é o Náutico que ocupa a quarta posição com dois pontos a menos do que os líderes. Porém, o próximo confronto é, justamente, com o quinto colocado, o Palmeiras. É aquele famoso jogo de seis pontos.

Só para podermos visualizar melhor: O Campeonato Brasileiro tem 20 times, ou seja, 10 jogos por rodada. Agora vejam os confrontos da 8ª rodada. Serão três clássico regionais (Fluminense X Botafogo, Atlético-PR X Coritiba e Grêmio X Internacional) e mais três jogos de altíssima qualidade (Cruzeiro X São Paulo, Palmeiras X Náutico e Sport X Flamengo). Pois é, pasmem, são seis jogos importantes em 10 disputados.

Será que os Campeonatos Inglês, Italiano ou Espanhol oferecem isso? Não, lá tem no máximo quatro grandes equipes por país. O resto é jogo fraco, como Birmingham X Sunderland ou Livorno X Empoli.

Nenhum comentário: