quinta-feira, 4 de junho de 2009
Se Kaká for para o Real será feliz!
Sim, se Ronaldo voltou a jogar no futebol brasileiro e se Adriano está de volta ao clube que ama, eu também me vi no direito de voltar a escrever aqui no Gol a Gol.
Pois é, brincadeiras à parte, o que me leva a redigir algumas linhas sobre futebol é a transferência de Kaká para o Real Madrid. O príncipe do Milan, está saindo do Rossonero para jogar nos merengues. Bom, pelo menos é o que tudo indica, pois só vou acreditar nesta transação quando ela for devidamente consumada. Afinal, todo final de temporada escuto e leio notícias desse tipo. Para ter noção, esta deve ser a 5ª vez que Kaká vestiu a camisa do Real, pelo menos no imaginário dos dirigentes espanhóis.
No entanto, não pretendo discutir aqui a veracidade da informação e sim analisar a carreira do camisa 10 do Brasil. Quando ainda jovem, levou o São Paulo ao título do Rio-São Paulo e de repente se viu na Ásia disputando uma Copa do Mundo pela primeira vez e erguendo a taça, mesmo como coadjuvante. Em seguida, foi para o todo poderoso Milan e não se intimidou com a concorrência por lá, desbancando Rui Costa e Rivaldo, e se firmou como titular da equipe italiana. Ganhou tudo que pôde, foi eleito o melhor do mundo e transformou-se em um exemplo para crianças e jovens que querem vencer no futebol.
Reparem, ele fez um vôo de São Paulo direto para o Milan, não fez escala em nenhum clube mediano da Europa e venceu por lá. Um caso extremamente raro para jogadores brasileiros que ingressam no Velho Continente. Peguem o exemplo de Ronaldo, Romário, Ronaldinho, Adriano e etc. Todos precisaram de um estágio em clubes medianos para se consagrarem. Kaká não! Ele sempre esteve pronto, o que me faz ter ainda mais convicção de que o vôo Milan/Madrid será realizado com sucesso!!!
quarta-feira, 25 de março de 2009
SEM ATAQUE E SEM GOLS
Por Raoni AlvesResponda rápido o que tem em comum Diego Tardelli, Vandinho e Marcelinho Paraíba. Fácil resposta não é mesmo: Os três jogaram no Flamengo no ano passado, os três são bons jogadores, os três seriam titulares absolutos nesse time rubro-negro e os três se mandaram da Gávea deixando para trás um vulcão em erupção e um time sem ataque. Pobre Flamengo que não consegue segurar seus jogadores.
Tardelli chegou no Atlético Mineiro e se transformou no maior artilheiro do Brasil. O atacante já marcou 16 gols, sem contar com o bom futebol e a técnica que vem exibindo nos jogos do Galo. Vandinho é outro exemplo de como a diretoria do Flamengo avalia mau seus jogadores. Ano passado ele chegou como boa aposta, teve chance, mostrou seu valor, mas não teve sequência. Esse ano, sequer foi relacionado para o banco. Será que ele é tão ruim quanto o Obina? Não acredito. Vandinho seria titular desse time mole. Hoje, já tem 4 gols em 4 jogos pelo espetacular Sport. E olha que ele nem é titular hein.E o Marcelinho meu Deus! Esse não tem explicação. Pura falta de planejamento e profissionalismo. Não que os outros casos sejam menos importantes, mas Marcelinho fazia parte do elenco, jogava seu futebol e fazia gols. Tudo bem, ele sofria com algumas criticas das arquibancadas, mas sempre foi muito útil ao time. Contudo, não teve escolha. Não pagaram o combinado e ele foi procurar um lugar para ser feliz. Muito justo. Duro é ler as manchetes dos jornais de Curitiba: Marcelinho estreia e marca seu primeiro gol pelo Coxa.
Da lhe Obina! Da lhe Josiel! Da lhe Kleber Leite! Vamos ver hoje contra o Madureira para ver o que acontece...
segunda-feira, 16 de março de 2009
AMÉRICA-RJ CONFIRMA NOVO TREINADOR
Por Raoni Alves

O programa foi gravado na última quarta-feira (11/03), nos estúdios da TV Comunitária, na Lapa, e será vinculado na emissora (canal 6 da NET) assim que for finalizado o processo de edição. Na entrevista, o presidente comentou sobre como recebeu o clube assim que assumiu o cargo, como estão as finanças da entidade e qual o projeto para levar o América de volta à elite do futebol carioca. Ulisses Salgado, eleito para o triênio 2009-2011, além de divulgar os novos nomes do futebol do clube, ainda explicou como será a parceria com o ex-jogador Romario e sobre o relacionamento do clube com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ).

O programa DE BAR EM BAR é uma iniciativa dos integrantes do Blog Gol a Gol, João Guilherme, Raoni Alves e Ulysses Coutinho. A edição gravada na última semana foi a estréia do programa e além de ser exibida na TV Comunitária, também será publicada aqui no GOL A GOL.
quinta-feira, 12 de março de 2009
RONALDO É GOL

No Brasil, eu não tenho duvidas de que sempre que estiver em campo, Ronaldo vai fazer a diferença. O gol de ontem, na vitória por 2 a 1, diante do São Caetano, mostrou que ele faz parecer fácil um movimento que para muitos é quase impossível. A bola chega nele depois de quicar no campo molhado e sem estar no ponto ideal para a batida. Qual o problema? Para o Ronaldo, nenhum. Do jeito que a bola veio, o camisa 9 bateu. E bateu com estilo, em um chute seco, no canto, sem chance para o goleiro. Golaço!
Bom, esse é o Ronaldo, fênix do futebol mundial. É cedo eu sei, mas a emoção de ver um astro, um ídolo, um ícone de uma geração, atuar em campos brasileiros é tão grande que a única coisa que tenho a fazer é bater palmas. Palmas para o fenômeno, palmas para sua determinação, palmas para o seu carisma e seu talento. Só espero que não seja breve esse momento e que suas lesões não atrapalhem mais seu brilhante caminho. Se isso acontecer, não terá Luis Fabiano, Vagner Love, Adriano ou quem quer que seja, que possa tomar a camisa 9 amarela de Ronaldo. É esperar para ver. Boa sorte e só fica uma decepção. Como seria bom ver esse retorno em vermelho e preto.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
DUNGA: CHATO E PREVISÍVEL

O nosso mestre Dunga, que dessa vez apareceu menos zangado, nunca foi chegado ha grandes surpresas. Dessa vez a grande novidade foi a convocação de Felipe Melo, ex-Flamengo, Cruzeiro e Grêmio. Nada contra o jogador, que vem tendo boas exibições no Fiorentina, mas será que Felipe é jogador de seleção? Será? Deixo a mesma pergunta sobre Doni, Josué, o lateral Adriano e o já veterano Gilberto Silva. Foi assim que Dunga surpreendeu a todos. O professor manteve a mesmice que caracteriza o seu trabalho de resultados à frente da seleção cinco estrelas.

Contudo, a convocação foi positiva. Gostem ou não, o Dunga manteve o grupo que ele vinha convocando e deve jogar com os mesmo que terminaram o ano como titulares. Sem mudanças. O teste é de altíssimo nível contra a atual campeã do mundo. Agora, vamos esperar para saber quem entra em campo em 2009, a seleção das eliminatórias ou aquela que goleou Portugal.
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Adriano e Marcelo
Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão, Thiago Silva
Meias: Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Anderson, Elano, Julio Batista, Ronaldinho Gaúcho e Kaká
Atacantes: Robinho, Luís Fabiano, Alexandre Pato e Adriano
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
VASCO APOSTA PARA SUBIR

Por falar no comandante Dorival, ele foi a melhor contratação da nova diretoria. É um profissional sério, estudioso, com potencial e precisando de um trabalho para figurar entre os melhores treinadores do Brasil. O problema é que sem ovos não é possível fazer omeletes.
E na busca por "ovos" de qualidade, a comissão técnica foi as compras. O elenco está quase todo renovado. São 19 caras novas, quer dizer 17. Duas das contratações são bem conhecidas da torcida. Leo Lima, campeão em 2003 pelo clube, e Carlos Alberto chegam para dar qualidade técnica ao time e se jogarem o que sabem podem ser fundamentais. Mas e se não jogarem?

Dentre as outras contratações, eu destaco o zagueiro Titi e o atacante Rodrigo Pimpão, que chega com boas referências do Paraná e muita personalidade. Em sua primeira entrevista já falou que ele será o destaque do Campeonato. Falando sério, eu gosto de jogador assim. Chega, fala o que quer e mostra confiança. Agora, se vai dar certo ou não é outra história.
O problema é que o elenco precisa urgentemente de mais jogadores para se qualificar, principalmente no ataque, onde só conta com Alex Teixeira, Alan Kardec, Rodrigo Pimpão e o jovem e rodado Edgar.
Como eu já falei, o time é uma incógnita e tem como objetivo principal subir para a Serie A, mas se as peças se encaixarem pode surpreender na Copa do Brasil. Para o Campeonato Carioca, só um milagre vai fazer tudo dar certo tão rápido. Contudo, a torcida não deve se desesperar, só com trabalho e paciência as mudanças podem fazer efeito. Vamos torcer e esperar.
Possível time para 2009:
Tiago (Fernando); Paulo Sergio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Leo Lima e Jéfferson; Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
NO ESTILO MINEIRO VEM O CRUZEIRO
Nesse início de temporada pouca gente está falando do Cruzeiro, mas depois de um ano inteiro de atuações regulares, sem muito brilho, mas sempre em bom nível, o time celeste vem para 2009 com um forte elenco e dessa vez com a experiência que faltou no último ano.

A espinha dorsal do time continua a mesma, com Fábio no gol, Ramires ligando a defesa ao ataque, Wagner na criação e o excelente Guilherme lá na frente. Nas laterais a briga é muito boa. Sorin e Fernandinho disputam a vaga da esquerda e Jeancarlos e Jonathan na direita. Os quatro jogadores podem ser titulares sem o menor problema. O miolo de zaga conta com Leonardo Silva, Espinoza, Leo Fortunato e Thiago Heleno. Os dois últimos devem ser titulares.
A cabeça da área poderá contar com Fabrício, tendo Ramires e Marquinhos Paraná logo a frente, formando um losango com o cérebro do time, Wagner. Na frente, Adilson Batista poderá escolher entre um ataque rápido, com dois jogadores leves, e um tradicional, com um homem fixo na área ao lado de um jogador mais veloz. As opções são: Alessandro, Guilherme, Jael, Rômulo, Soares, Thiago Ribeiro, Wanderley e Wellington Paulista. Ufa! Quanta gente!

Provável time de 2009: (4-4-2)
Fábio; Jonathan, Leo Fortunato, Thiago Heleno e Fernandinho; Fabrício, Ramires, Marquinhos Paraná e Wagner; Guilherme e Thiago Ribeiro.
Eu escalaria assim: (3-5-2)
Fábio; Leonardo Silva, Leo Fortunato e Thiago Heleno; Jonathan, Fabrício, Ramires, Wagner e Sorin; Guilherme e Thiago Ribeiro.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
KAKA NO CITY
.jpg)
Porém, Kaka no City seria um absurdo. O brasileiro estaria dando uns 3 ou 4 passos atrás em sua carreira. Hoje, Kaka tem uma história no Milan, tem a admiração dos torcedores e dirigentes, além de jogar em um dos maiores clubes do mundo, em estrutura e conquistas. Já a equipe da Inglaterra é um clube emergente administrado por um mega bilionário, Xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, que está brincando de futebol e é acusado de lavagem de dinheiro. Vale lembrar que um dos dirigentes do Manchester é Kia Joorabchian, personagem marcante na história recente do Corinthians. Ele foi um dos responsáveis pela parceira que levou o clube á serie B.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
ELENCO FORTE É A ARMA DO FLA

O Rubro-negro chegou ao final do último Brasileirão como o time que mais fez gols na competição, mas nem isso significa que o ataque não é um problema. Para dizer a verdade é o grande problema do clube. Obina é irregular, Josiel uma incógnita, Vandinho quase saiu, Maxi é aquela correria que todos conhecem, os jovens Paulo Sérgio e Kayke ainda não podem assumir essa responsabilidade e Diego Tardeli, que foi para o Galo, vai fazer falta. Como os cofres estão vazios o único que ainda pode pintar na Gávea é o ex-cruzeirense Mota, que depois de uma boa temporada em 2003 sumiu do mapa e ninguém sabe o que esperar do artilheiro do último campeonato coreano.

Dai pra frente é que as opções são muitas e de qualidade, diga-se de passagem. O rodízio deve seguir como forte característica do grupo. Kleberson e Ibson devem ter duas vagas garantidas depois das boas exibições de 2008. Como reservas devem seguir Jonatas, Fierro e Toró. Na criação, Marcelinho deve ter as primeiras chances, até por já ter declarado que essa é sua posição preferida em campo. Sambueza, Everton e Erick Fleres são as opções, deixando Zé Roberto como segundo atacante.

Provável time de 2009: (3-5-2)
Bruno; Airton, Fábio Luciano e R. Amgelim; Leo Moura, Kleberson, Ibson, Marcelinho e Juan; Zé Roberto e Obina.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
QUE SURPRESA!!!

Gostem ou não, a verdade é que o gajo, marrento e craque de bola, mereceu cada voto conquistado ontem. Cristiano Ronaldo foi campeão e artilheiro do Campeonato Inglês, faturou a Liga dos Campeões da Europa e o Mundial da Fifa, além de ter terminado a última temporada como artilheiro da Europa e ter recebido a Bola de Ouro, entregue pela revista France Football. Pronto, não tem como contestar.

RAINHA MARTA
Quem não quer largar o trono de jeito nenhum é a grande rainha Marta. Pelo terceiro ano consecutivo a brasileira levou para casa o troféu da Fifa e pelo andar da carruagem não vejo ninguém com potencial para tirar a nossa camisa 10 do topo do mundo. Parabéns!
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
FOGÃO ENXUGA AS LAGRIMAS E VEM RENOVADO PARA 2009
Os últimos 3 anos foram como uma montanha russa para os torcedores do Botafogo. O glorioso montou uma estrutura inicial em 2006 e entre chegadas e saídas fez ótimas campanhas mostrando um futebol envolvente e criativo, mas não conseguiu conquistar nenhum título relevante e ainda decepcionou seus adeptos em duas finais de campeonato estadual. Agora, sem chororô, o fogão vem de cara nova para 2009 e com os pés no chão promete montar um time competitivo na temporada.


A verdade é que o mineiro Ney franco terá muito trabalho na pré-temporada. Hoje, o Botafogo tem um time novo e tudo pode acontecer. Para mim, é um time com potencial mediano que pode surpreender se as peças se encaixarem. Se tiver sorte, briga pela Copa do Brasil e por uma posição confortável no brasileirão. Já no carioca não é favorito, mas tem chances por ser o Botafogo.
Possível time de 2009:
Renan; Alessandro, Juninho, Teco e Eduardo; Leandro Guerreiro, Fahel, Batista (Renato) e Maicosuel; Reinaldo e Victor Simões.
domingo, 11 de janeiro de 2009
FLU SEGUE FORTE E AINDA ESPERA ANUNCIAR UMA BOMBA

O comandante agora é o ponderado e competente Rene Simões, uma evolução se comparado com o falastrão Renato Gaucho. O tricolor carioca perdeu seus dois laterais e o volante Arouca, mas se reforçou a altura nessas posições. A chegada de Diguinho pode suprir a saída de Arouca e na lateral esquerda o bom e eficiente Leandro, ex-palmeiras, é melhor que Junior Cesar. O problema é na direita, que anda sem ninguém desde a venda de Gabriel. Na proteção a zaga a chegada de Jailton pode fortalecer o setor. Vale lembrar que quem fazia a função na final da Libertadores era o limitado Ygor.

É nisso que os torcedores estão apostando e a diretoria e o patrocinador estão empolgados com a chance de contarem com o atacante Fred, que pertence ao Lyon e tem seu contrato terminando em Junho. Se o ex-cruzeirense pintar nas Laranjeiras o time ficara credenciado como um dos melhores do Brasil, com um ataque de seleção, mas e se não pintar? Bom, disputar os títulos do Carioca e até da Copa do Brasil com Ciel ou Roger (que chegou por empréstimo) no ataque é até possível, agora para alçar vôos mais altos não sei não.
Provável time de 2009:
Fernando Henrique; Wellington Monteiro, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Jailton Diguinho, Leandro Bonfim e Conca; Leandro Amaral e Roger.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
SERÁ UM TIME FENOMENAL?
.jpg)
Eu fiz questão de deixar bem separada a formação do time do Corinthians, da presença de Ronaldo em campo. Na minha opinião, o time deve ser montado sem o fenômeno e se ele atingir um condicionamento físico aceitável entraria em um time bem encaixado e com certeza faria melhor que qualquer outro atacante do futebol brasileiro. O que o timão não pode é concentrar suas esperanças no novo camisa 9.
Sem esperar pelo final de mais essa novela, o treinador conta com uma dupla de zaga solida e razoável e bons alas, como André Santos (como melhorou desde que eu o conheci no Flamengo) e Alessandro (esse eu ainda tenho minhas dúvidas). A criação da equipe, com Douglas e Morais, é o ponto mais forte. O ataque tem boas opções e eu escalaria dois pontas bem abertos e um centroavante dentro da área. Com isso, o time jogaria bem com Souza e ainda melhor com Ronaldo. Na função dos pontas, eu colocaria Jorge Henrique de um lado e Dentinho do outro. Porém, essa formação não poderia contar com alas que subissem muito, ou então teria que abrir mão ou de Douglas ou de Morais.
De certo é que Mano Menezes terá bons problemas para resolver em 2009. O Corinthians entra com muita força na briga pela Copa do Brasil. Da lhe timão!
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
ANO NOVO E FAVORITO VELHO

Alguns podem até me achar um grande idiota chovendo no molhado com essa constatação, mas meu espanto (e da maioria) se deve ao excelente nível de contratações cirúrgicas que mais uma vez o tricolor paulista fez. O São Paulo foi, por mais um ano, o melhor nas contratações de início de temporada. O elenco são paulino tem, sem exageros, 3 jogadores para cada posição do campo. E não são três jogadores de cada posição somente, são três jogadores de qualidade (titulares em outros clubes) que compõe o plantel do técnico Muricy Ramalho.
Vamos lá: No gol, Rogério Ceni bastaria. Sozinho ele poderia valer por três, mas o hexacampeão brasileiro ainda tem os reservas de luxo Bosco e Fabiano. Para as laterais, Muricy pode escolher entre Joilson, Wagner Diniz, para a direita, e Junior Cesar e Junior, para a esquerda, além do jovem Cazumba. E isso porque o São Paulo não joga com laterais e sim com alas, e nessa função podem entrar os eficientes Zé Luíz, Jorge Wagner, Oscar e Richarlyson.
Bom, será a zaga a dor de cabeça do comandante? Acho que não. Os titulares são Rodrigo, Miranda e André Dias, a melhor zaga do Brasil. Na dúvida, Anderson, Juninho (esse pode sair) e Renato Silva, também formam um bom setor. Ai ai ai. Chega a ser irritante (no bom sentido). Para o meio campo os tricolores contam com 4 jogadores de marcação que sabem jogar, com exceção para o primeiro da lista, e dois apoiadores, que se não são craques apresentam muita qualidade e uma regularidade sem igual. Eduardo Costa, Hernanes, Arouca e Jean. Na armação, Hugo e Jorge Wagner.
Possível time de 2009:
Rogério Ceni; Rodrigo, Miranda e André Dias; Junior César, Eduardo Costa (Arouca), Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington. É Muricy, mais uma vez vocês são favoritos aos títulos de 2009.