quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ELENCO FORTE É A ARMA DO FLA

Por Raoni Alves

O Flamengo teve um final de 2008 frustrante, mas a pesar de não ter conseguido uma vaga na Libertadores da América o ano não poderia ter sido jogado fora. E não foi. A diretoria segurou quase todo mundo e espera para a nova temporada uma melhor sorte, desta vez sob o comando de Cuca.

O Rubro-negro chegou ao final do último Brasileirão como o time que mais fez gols na competição, mas nem isso significa que o ataque não é um problema. Para dizer a verdade é o grande problema do clube. Obina é irregular, Josiel uma incógnita, Vandinho quase saiu, Maxi é aquela correria que todos conhecem, os jovens Paulo Sérgio e Kayke ainda não podem assumir essa responsabilidade e Diego Tardeli, que foi para o Galo, vai fazer falta. Como os cofres estão vazios o único que ainda pode pintar na Gávea é o ex-cruzeirense Mota, que depois de uma boa temporada em 2003 sumiu do mapa e ninguém sabe o que esperar do artilheiro do último campeonato coreano.

Cuca terá muitas opções para escalar seus preferidos. Na defesa, qualquer torcedor escala os titilares. Bruno, Leo Moura, Fábio Luciano, R. Angelim e Juan estão afinadíssimos e só precisam de bons reservas para eventuais complicações durante o ano. Falta um cão de guarda para a defesa e de preferência que faça a função de terceiro zagueiro. Eu optaria por Airton, mas Willians ou Rômulo podem fazer esse papel.

Dai pra frente é que as opções são muitas e de qualidade, diga-se de passagem. O rodízio deve seguir como forte característica do grupo. Kleberson e Ibson devem ter duas vagas garantidas depois das boas exibições de 2008. Como reservas devem seguir Jonatas, Fierro e Toró. Na criação, Marcelinho deve ter as primeiras chances, até por já ter declarado que essa é sua posição preferida em campo. Sambueza, Everton e Erick Fleres são as opções, deixando Zé Roberto como segundo atacante.

Outro fator que pode atrapalhar o desempenho da equipe nesse ano serão as saídas de Ibson, Jonatas e Josiel, que têm seus contratos terminando em junho e, com exceção do último, devem retornar a seus clubes na Europa. A diretoria deve se preparar preventivamente para a janela de transferência que sempre causa problemas. Na minha opinião, o Fla é favorito ao tricampeonato carioca e chega forte na Copa do Brasil. Já o Brasileirão e a Sul Americana depende do que vai acontecer no meio do ano. Com esse plantel certamente faria um bom Campeonato Brasileiro, com sorte, melhor do que o do ano anterior, mas para brigar pelo título falta um grande atacante.

Provável time de 2009: (3-5-2)
Bruno; Airton, Fábio Luciano e R. Amgelim; Leo Moura, Kleberson, Ibson, Marcelinho e Juan; Zé Roberto e Obina.

Nenhum comentário: