
O que está acontecendo com o Flamengo? O time de Joel Santana parece cada vez mais descontrolado. No clássico de ontem contra o Botafogo, que terminou com a vitória por 3x2 para o glorioso, foi o terceiro jogo da temporada que claremento os jogadores rubro-negros se meteram em confusões desnecessárias. Ontem, foram dois expulsos (Jonatas e Obina) em lances infantis, sem contar que Toró mereceia a mesma puniçäo, por todas as faltas que cometeu e pelo chute covarde que deu no goleiro Castilho, que estava caido no chão. O mesmo Toró, que sem mais nem menos foi o responsável, junto com Leo Moura, pela derrota para o Nacional do Uruguai. Isso sem relacionar o patético jogo-treino contra o Huracan, do Uruguai, durante a pré-temporada na Granja Comary.
Não interessa os motivos apresentados por cada destempero. Nada irá justificar, na minha opinião, o que está acontecendo. O mais incrível é que no elenco desse ano, tirando Souza e Tardeli, nenhum dos jogadores tem passado confuso e até mesmo os lideres e tranquilos Fabio Luciano e Ibson, já apresentaram problemas no ano.
Souza, sai semana, entra semana, está em alguma manchete relacionada à problema. Seja brigando em campo, seja dando declarações nada felizes, ou mesmo dando tiros para o alto em boates cariocas. Toró, desde que descobriu que náo seria o craque que prometeu ser quando jogava no Fluminense, assumiu a funçäo de destruidor de jogadas e se mostrou em vários momentos eficiente, mas mesmo elogiado sempre foi de cometer muitas faltas. Bruno é um excelente goleiro, certamente selecionável, mas volta e meia quando o Fla perde em campo ele perde a cabeça e se mete em brigas ou entradas violentas, talves por isso ainda não tenha sido lembrado por Dunga. Eu nunca tinha visto o Jonatas fazer o que fez ontem. Obina não dava um carrinho daqueles desde da época em que jogava nos campos de varzea da Bahia.
Por onde anda o Psicólogo do Flamengo? cade o grupo preparado e unido que estava voltado para a libertadores e esperando os jogos decisivos? A situação é realmente preocupante. Até agora o Flamengo não teve nenhuma grande atuação, tirando as finais da Taça Guanabara, que alguns podem ter achado uma decisão complicada, uma grande final, mas mesmo nesses jogos o time não teve uma boa apresentação.
Acredito que boa prova será o jogo de quarta-feira contra o Nacional. Não pelo time uruguaio, mas sim pela atmosfera criada e pela possibilidade de eliminação precoce na competição continental. A torcida está esperando uma apresentação correspondente com o investimento feito e com a expectativa criada para 2008. Continuo achando o elenco rubro-negro um dos melhores do Brasil, equilibrado, com um bom banco e com boas peças em todas as posições, mas sem evitar um ditado mais que batido, futebol é resultado. Não tenho medo de afirmar, se não ganhar do Nacional depois de amanhã, Joel irá balançar, o time vai se abater e um bom ano poderá virar mais uma frustração.
A melhor coisa a fazer agora é colocar a cabeça no lugar e jogar futebol, na minha humilde opinião.