terça-feira, 27 de janeiro de 2009

DUNGA: CHATO E PREVISÍVEL

Por Raoni Alves

Mais uma vez a seleção brasileira foi convocada e mais uma vez a imprensa e os torcedores esperavam por novidades que não vieram. Antes da convocação para o amistoso com a Itália, dia 10 de fevereiro, em Londres, a expectativa na sala de imprensa era enorme. Ano novo, vida nova, pensavam os jornalistas. Será que o Dunga vai trazer o Amauri? Será que o Dunga vai convocar o Keirrison ou o Nilmar? Será que ele vai dar chance para o Hernanes ou para o Ramires no time titular? Essas eram algumas das questões levantadas por todos. Agora eu pergunto: O que faz essas pessoas pensarem que o Dunga vai trazer grandes novidades para a seleção?

O nosso mestre Dunga, que dessa vez apareceu menos zangado, nunca foi chegado ha grandes surpresas. Dessa vez a grande novidade foi a convocação de Felipe Melo, ex-Flamengo, Cruzeiro e Grêmio. Nada contra o jogador, que vem tendo boas exibições no Fiorentina, mas será que Felipe é jogador de seleção? Será? Deixo a mesma pergunta sobre Doni, Josué, o lateral Adriano e o já veterano Gilberto Silva. Foi assim que Dunga surpreendeu a todos. O professor manteve a mesmice que caracteriza o seu trabalho de resultados à frente da seleção cinco estrelas.

Isso tudo sem falar nessa chatice de não chamar nenhum jogador que atua no Brasil. Ah o Dunga não quer atrapalhar os times no começo de temporada. Hora, ele vai querer atrapalhar quando? Na reta final da Libertadores e da Copa do Brasil? Ou ele vai preferir a reta final do Brasileirão? Pelo amor de Deus! Esse é sem dúvida um dos motivos que fazem os jogadores deixarem o país. Todos sabem que lá fora eles poderão ter a chance de se firmarem na seleção. Enquanto isso, nós vamos nos divertindo com os recém-nascidos, os vovôs e aqueles que por qualquer motivo não deram certo no exterior e estão aguardando outra chance. Ai ai ai...

Contudo, a convocação foi positiva. Gostem ou não, o Dunga manteve o grupo que ele vinha convocando e deve jogar com os mesmo que terminaram o ano como titulares. Sem mudanças. O teste é de altíssimo nível contra a atual campeã do mundo. Agora, vamos esperar para saber quem entra em campo em 2009, a seleção das eliminatórias ou aquela que goleou Portugal.

Os convocados são:
Goleiros: Julio César e Doni
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Adriano e Marcelo
Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão, Thiago Silva
Meias: Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Anderson, Elano, Julio Batista, Ronaldinho Gaúcho e Kaká
Atacantes: Robinho, Luís Fabiano, Alexandre Pato e Adriano

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

VASCO APOSTA PARA SUBIR

Por Raoni Alves

Se o ano de 2008 foi o mais triste da história do clube cruzmaltino, a temporada atual tem um único objetivo, retornar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. E para isso o Vasco mudou quase tudo em seu elenco. Até agora, muitas apostas e poucas certezas para o técnico Dorival Júnior.

Por falar no comandante Dorival, ele foi a melhor contratação da nova diretoria. É um profissional sério, estudioso, com potencial e precisando de um trabalho para figurar entre os melhores treinadores do Brasil. O problema é que sem ovos não é possível fazer omeletes.

E na busca por "ovos" de qualidade, a comissão técnica foi as compras. O elenco está quase todo renovado. São 19 caras novas, quer dizer 17. Duas das contratações são bem conhecidas da torcida. Leo Lima, campeão em 2003 pelo clube, e Carlos Alberto chegam para dar qualidade técnica ao time e se jogarem o que sabem podem ser fundamentais. Mas e se não jogarem?

Com os dois tem sido assim nos últimos anos. Leo Lima foi muito bem no Santos e no primeiro semestre de 2008, quando foi o melhor segundo volante do Campeonato Paulista. Carlos Alberto então nem se fala. É craque de bola, mas sempre teve seu futebol ligado aos inúmeros problemas extra-campo. Infelizmente, ninguém tem como prever o que acontecerá com as duas maiores contratações do Vasco para 2009.

Dentre as outras contratações, eu destaco o zagueiro Titi e o atacante Rodrigo Pimpão, que chega com boas referências do Paraná e muita personalidade. Em sua primeira entrevista já falou que ele será o destaque do Campeonato. Falando sério, eu gosto de jogador assim. Chega, fala o que quer e mostra confiança. Agora, se vai dar certo ou não é outra história.

O problema é que o elenco precisa urgentemente de mais jogadores para se qualificar, principalmente no ataque, onde só conta com Alex Teixeira, Alan Kardec, Rodrigo Pimpão e o jovem e rodado Edgar.

Como eu já falei, o time é uma incógnita e tem como objetivo principal subir para a Serie A, mas se as peças se encaixarem pode surpreender na Copa do Brasil. Para o Campeonato Carioca, só um milagre vai fazer tudo dar certo tão rápido. Contudo, a torcida não deve se desesperar, só com trabalho e paciência as mudanças podem fazer efeito. Vamos torcer e esperar.

Possível time para 2009:
Tiago (Fernando); Paulo Sergio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Leo Lima e Jéfferson; Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

NO ESTILO MINEIRO VEM O CRUZEIRO

Por Raoni Alves

Nesse início de temporada pouca gente está falando do Cruzeiro, mas depois de um ano inteiro de atuações regulares, sem muito brilho, mas sempre em bom nível, o time celeste vem para 2009 com um forte elenco e dessa vez com a experiência que faltou no último ano.

O técnico Adilson Batista não perdeu jogadores importantes, coisa rara de acontecer na Toca da Raposa, ainda mais na administração empresarial dos irmãos Perrela. Com isso, a forte base do ano passado ganhou novas opções como Sorin, que já estava no clube, mas não entrou em campo em 2008, Jeancarlos, lateral que veio do São Paulo e Wellington Paulista. Além de Soares e o zagueiro Leonardo Silva que chegou do Vitória.

A espinha dorsal do time continua a mesma, com Fábio no gol, Ramires ligando a defesa ao ataque, Wagner na criação e o excelente Guilherme lá na frente. Nas laterais a briga é muito boa. Sorin e Fernandinho disputam a vaga da esquerda e Jeancarlos e Jonathan na direita. Os quatro jogadores podem ser titulares sem o menor problema. O miolo de zaga conta com Leonardo Silva, Espinoza, Leo Fortunato e Thiago Heleno. Os dois últimos devem ser titulares.

A cabeça da área poderá contar com Fabrício, tendo Ramires e Marquinhos Paraná logo a frente, formando um losango com o cérebro do time, Wagner. Na frente, Adilson Batista poderá escolher entre um ataque rápido, com dois jogadores leves, e um tradicional, com um homem fixo na área ao lado de um jogador mais veloz. As opções são: Alessandro, Guilherme, Jael, Rômulo, Soares, Thiago Ribeiro, Wanderley e Wellington Paulista. Ufa! Quanta gente!

O ano começa com muita esperança para a equipe celeste, se o time não é o principal favorito na Libertadores, chega com reais chances de brigar pelo caneco. No Campeonato Mineiro só não é barbada porque clássico é clássico e vice versa. Já a projeção para o segundo semestre fica bastante complicada. Conhecendo a administração Perrela, tudo vai depender de quem vai sair da Toca durante a famosa janela.

Provável time de 2009: (4-4-2)
Fábio; Jonathan, Leo Fortunato, Thiago Heleno e Fernandinho; Fabrício, Ramires, Marquinhos Paraná e Wagner; Guilherme e Thiago Ribeiro.

Eu escalaria assim: (3-5-2)
Fábio; Leonardo Silva, Leo Fortunato e Thiago Heleno; Jonathan, Fabrício, Ramires, Wagner e Sorin; Guilherme e Thiago Ribeiro.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

KAKA NO CITY

Por Raoni Alves

Lendo os jornais e blogs de hoje me espantei com as cifras oferecidas pelo Inglês Manchester City para tirar o camisa 22 do Milan. Segundo os noticiários, seriam 100 milhões de libras (algo em torno de R$ 340 milhões). Realmente irresistível financeiramente. Ainda mais com um salário semanal de R$ 1 milhão. Pra quem gosta de comparações, é o mesmo que ganhar um Big Brother Brasil por semana. É muita grana.

Porém, Kaka no City seria um absurdo. O brasileiro estaria dando uns 3 ou 4 passos atrás em sua carreira. Hoje, Kaka tem uma história no Milan, tem a admiração dos torcedores e dirigentes, além de jogar em um dos maiores clubes do mundo, em estrutura e conquistas. Já a equipe da Inglaterra é um clube emergente administrado por um mega bilionário, Xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, que está brincando de futebol e é acusado de lavagem de dinheiro. Vale lembrar que um dos dirigentes do Manchester é Kia Joorabchian, personagem marcante na história recente do Corinthians. Ele foi um dos responsáveis pela parceira que levou o clube á serie B.

Abre o olho Kaka, dinheiro é bom, mas não é tudo. Sei que a proposta é muito tentadora e provavelmente ninguém no planeta rejeitaria, tanto é que o Milan está disposta a perder seu principal jogador por isso. Mas o Kaka já está rico, com o futuro de seus filhos e netos garantido, é jovem e certamente vai brigar nos próximos anos pelos prêmios de melhor do mundo, isso se estiver disputando as principais competições da Europa. Eu acho essa transferência muito arriscada e se fosse o jogador não trocaria uma carreira espetacular por essa montanha de dinheiro. Mas quem sou eu né. Boa sorte Kaka, seja onde for.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ELENCO FORTE É A ARMA DO FLA

Por Raoni Alves

O Flamengo teve um final de 2008 frustrante, mas a pesar de não ter conseguido uma vaga na Libertadores da América o ano não poderia ter sido jogado fora. E não foi. A diretoria segurou quase todo mundo e espera para a nova temporada uma melhor sorte, desta vez sob o comando de Cuca.

O Rubro-negro chegou ao final do último Brasileirão como o time que mais fez gols na competição, mas nem isso significa que o ataque não é um problema. Para dizer a verdade é o grande problema do clube. Obina é irregular, Josiel uma incógnita, Vandinho quase saiu, Maxi é aquela correria que todos conhecem, os jovens Paulo Sérgio e Kayke ainda não podem assumir essa responsabilidade e Diego Tardeli, que foi para o Galo, vai fazer falta. Como os cofres estão vazios o único que ainda pode pintar na Gávea é o ex-cruzeirense Mota, que depois de uma boa temporada em 2003 sumiu do mapa e ninguém sabe o que esperar do artilheiro do último campeonato coreano.

Cuca terá muitas opções para escalar seus preferidos. Na defesa, qualquer torcedor escala os titilares. Bruno, Leo Moura, Fábio Luciano, R. Angelim e Juan estão afinadíssimos e só precisam de bons reservas para eventuais complicações durante o ano. Falta um cão de guarda para a defesa e de preferência que faça a função de terceiro zagueiro. Eu optaria por Airton, mas Willians ou Rômulo podem fazer esse papel.

Dai pra frente é que as opções são muitas e de qualidade, diga-se de passagem. O rodízio deve seguir como forte característica do grupo. Kleberson e Ibson devem ter duas vagas garantidas depois das boas exibições de 2008. Como reservas devem seguir Jonatas, Fierro e Toró. Na criação, Marcelinho deve ter as primeiras chances, até por já ter declarado que essa é sua posição preferida em campo. Sambueza, Everton e Erick Fleres são as opções, deixando Zé Roberto como segundo atacante.

Outro fator que pode atrapalhar o desempenho da equipe nesse ano serão as saídas de Ibson, Jonatas e Josiel, que têm seus contratos terminando em junho e, com exceção do último, devem retornar a seus clubes na Europa. A diretoria deve se preparar preventivamente para a janela de transferência que sempre causa problemas. Na minha opinião, o Fla é favorito ao tricampeonato carioca e chega forte na Copa do Brasil. Já o Brasileirão e a Sul Americana depende do que vai acontecer no meio do ano. Com esse plantel certamente faria um bom Campeonato Brasileiro, com sorte, melhor do que o do ano anterior, mas para brigar pelo título falta um grande atacante.

Provável time de 2009: (3-5-2)
Bruno; Airton, Fábio Luciano e R. Amgelim; Leo Moura, Kleberson, Ibson, Marcelinho e Juan; Zé Roberto e Obina.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

QUE SURPRESA!!!

Por Raoni Alves

O Futebol mundial tem um novo rei. Reinado de muita pompa e que traz um monarca muito mais arrogante em relação ao último dono da coroa. Lógico que estou falando do português Cristiano Ronaldo, que levou ontem o prêmio de melhor do planeta concedido pela Fifa, substituindo o brasileiro Kaka no trono da bola.

Gostem ou não, a verdade é que o gajo, marrento e craque de bola, mereceu cada voto conquistado ontem. Cristiano Ronaldo foi campeão e artilheiro do Campeonato Inglês, faturou a Liga dos Campeões da Europa e o Mundial da Fifa, além de ter terminado a última temporada como artilheiro da Europa e ter recebido a Bola de Ouro, entregue pela revista France Football. Pronto, não tem como contestar.

Alguns diriam que Messi é mais jogador e que Kaka é mais objetivo e eficiente. Sim, concordo, mas a eleição se propõem a avaliar o rendimento dos jogadores no último ano e com esse critério, seja com ou sem a mascara que o português carrega, ele mereceu o prêmio e tenho certeza que vai brigar novamente nos próximos anos. Eu disse nos próximos, porque com a bola que Messi esta jogando no Barça, acho que o próximo prêmio já tem dono.

RAINHA MARTA

Quem não quer largar o trono de jeito nenhum é a grande rainha Marta. Pelo terceiro ano consecutivo a brasileira levou para casa o troféu da Fifa e pelo andar da carruagem não vejo ninguém com potencial para tirar a nossa camisa 10 do topo do mundo. Parabéns!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FOGÃO ENXUGA AS LAGRIMAS E VEM RENOVADO PARA 2009

Por Raoni Alves

Os últimos 3 anos foram como uma montanha russa para os torcedores do Botafogo. O glorioso montou uma estrutura inicial em 2006 e entre chegadas e saídas fez ótimas campanhas mostrando um futebol envolvente e criativo, mas não conseguiu conquistar nenhum título relevante e ainda decepcionou seus adeptos em duas finais de campeonato estadual. Agora, sem chororô, o fogão vem de cara nova para 2009 e com os pés no chão promete montar um time competitivo na temporada.

O técnico Ney Franco perdeu muitos jogadores nessa virada de ano, mas na minha opinião algumas saídas vão ser muito positivas e outras infelizmente eram necessárias. Exemplo fácil para o que eu quero dizer são as saídas de Túlio, Jorge Henrique, Diguinho e Lucio Flávio. Todos são bons jogadores e vão fazer falta no time principal, mas já estavam no clube a muito tempo, passaram por situações complicadas e provavelmente não iriam encontrar motivação para mais uma temporada. Na contramão desses atletas está o zagueiro André Luis. É inacreditável o que esse rapaz fez em 2008. Ele conseguiu, sendo culpado ou não, ser preso e arrastado por policiais dentro do gramado do Náutico, conseguiu ainda ser mais engraçado do que todos os quadros do programa Zorra Total, da Tv Globo. Afinal, quem vai esquecer a cena do zagueirão roubando o cartão da mão do arbitro e aplicando, nele, a advertência. Fora as inúmeras bordoadas e suspensões. Esse não vai fazer falta. Outras perdas foram inevitáveis, como Wellington Paulista e Renato Silva, mas faz parte do futebol.

O fogão começa o ano também com uma nova diretoria e se realmente quiser bons resultados em 2009 será preciso acabar com os atrasos constantes de salário. Nessa idéia, o planejamento começou bem. A receita não conta com jogadores badalados, nem estrelas problemáticas. As melhores contratações foram a de Reinaldo, atacante muito competente, e os zagueiros Teco e Juninho, que podem acertar a cozinha se jogarem com uma boa proteção a sua frente. Maicosuel e Renato, ex-vasco, são incógnitas, mas boas apostas de mercado, além de Fahel, Leo Silva e Batista, que vieram respectivamente de Goiás, Cruzeiro e Avaí e podem ser boas surpresas no meio de campo. Falta alguém para formar a dupla de ataque, a opção por enquanto é Victor Simões. É esperar para ver.

A verdade é que o mineiro Ney franco terá muito trabalho na pré-temporada. Hoje, o Botafogo tem um time novo e tudo pode acontecer. Para mim, é um time com potencial mediano que pode surpreender se as peças se encaixarem. Se tiver sorte, briga pela Copa do Brasil e por uma posição confortável no brasileirão. Já no carioca não é favorito, mas tem chances por ser o Botafogo.

Possível time de 2009:
Renan; Alessandro, Juninho, Teco e Eduardo; Leandro Guerreiro, Fahel, Batista (Renato) e Maicosuel; Reinaldo e Victor Simões.

domingo, 11 de janeiro de 2009

FLU SEGUE FORTE E AINDA ESPERA ANUNCIAR UMA BOMBA

Por Raoni Alves

O elenco do Fluminense era um dos melhores do Brasil no início da temporada passada. O time de Renato Gaúcho contava com os Thiagos Neves e Silva, além de Washington, Dodô, Leandro Amaral e Conca. Os dois últimos estão no plantel para 2009, mas mesmo perdendo boa parte do grupo vice-campeão da Libertadores o time conseguiu se manter com uma boa base e deve brigar por títulos nesse ano. E a diretoria (Unimed) ainda espera por uma bomba para o ataque, o nome do explosivo, Fred, do Lyon.

O comandante agora é o ponderado e competente Rene Simões, uma evolução se comparado com o falastrão Renato Gaucho. O tricolor carioca perdeu seus dois laterais e o volante Arouca, mas se reforçou a altura nessas posições. A chegada de Diguinho pode suprir a saída de Arouca e na lateral esquerda o bom e eficiente Leandro, ex-palmeiras, é melhor que Junior Cesar. O problema é na direita, que anda sem ninguém desde a venda de Gabriel. Na proteção a zaga a chegada de Jailton pode fortalecer o setor. Vale lembrar que quem fazia a função na final da Libertadores era o limitado Ygor.

A criação das jogadas continuará sobre os ombros do argentino Conca, que depois de muita especulação acertou sua permanência por mais 3 anos com o time das Laranjeira. Ótima contratação, poucos times no Brasil tem um camisa 10 como o baixinho. O zagueiro Xandão, o lateral Mariano e os meias Marquinhos, Leandro Bonfim e Leandro Domingues podem ser boas apostas, mas a principio chegam para compor o elenco. Já no ataque, Leandro Amaral é o nome principal, desta vez sem as sombras de Dodô e Washington. O ex-vascaino é bom de bola, sabe fazer gols e ainda pode jogar saindo da área se outro nome de peso chegar para o ataque.

É nisso que os torcedores estão apostando e a diretoria e o patrocinador estão empolgados com a chance de contarem com o atacante Fred, que pertence ao Lyon e tem seu contrato terminando em Junho. Se o ex-cruzeirense pintar nas Laranjeiras o time ficara credenciado como um dos melhores do Brasil, com um ataque de seleção, mas e se não pintar? Bom, disputar os títulos do Carioca e até da Copa do Brasil com Ciel ou Roger (que chegou por empréstimo) no ataque é até possível, agora para alçar vôos mais altos não sei não.

Provável time de 2009:
Fernando Henrique; Wellington Monteiro, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Jailton Diguinho, Leandro Bonfim e Conca; Leandro Amaral e Roger.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

SERÁ UM TIME FENOMENAL?

Por Raoni Alves
Essa dúvida não é exclusividade dos torcedores corintianos, o futebol brasileiro e mundial quer ver o Corinthians em 2009. Depois de passar um ano se reformulando e ter atropelado seus adversários na Serie B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians começa a temporada muito mais motivado, com um bom time base e com contratações interessantíssimas. Além de uma visibilidade fenomenal com a chegada de Ronaldo.

Eu fiz questão de deixar bem separada a formação do time do Corinthians, da presença de Ronaldo em campo. Na minha opinião, o time deve ser montado sem o fenômeno e se ele atingir um condicionamento físico aceitável entraria em um time bem encaixado e com certeza faria melhor que qualquer outro atacante do futebol brasileiro. O que o timão não pode é concentrar suas esperanças no novo camisa 9.

De importante, o técnico Mano Menezes só perdeu o atacante Herrera e as contratações de Túlio, Jorge Henrique e Souza devem qualificar ainda mais o time. O lateral/zagueiro Escudero ainda é uma incógnita, assim como o zagueiro Jean, mas são boas apostas. Porém, a torcida ainda pode comemorar mais um “xeque-mate”. Depois do “balão” que os dirigentes corintianos deram na diretoria do Flamengo para trazer Ronaldo, pode ter chegado a vez dos palmeirenses tomarem uma “calça-arriada”. Isso tudo porque o excelente atacante Kleber ainda pode trocar o Palestra Itália pelo parque São Jorge.

Sem esperar pelo final de mais essa novela, o treinador conta com uma dupla de zaga solida e razoável e bons alas, como André Santos (como melhorou desde que eu o conheci no Flamengo) e Alessandro (esse eu ainda tenho minhas dúvidas). A criação da equipe, com Douglas e Morais, é o ponto mais forte. O ataque tem boas opções e eu escalaria dois pontas bem abertos e um centroavante dentro da área. Com isso, o time jogaria bem com Souza e ainda melhor com Ronaldo. Na função dos pontas, eu colocaria Jorge Henrique de um lado e Dentinho do outro. Porém, essa formação não poderia contar com alas que subissem muito, ou então teria que abrir mão ou de Douglas ou de Morais.

De certo é que Mano Menezes terá bons problemas para resolver em 2009. O Corinthians entra com muita força na briga pela Copa do Brasil. Da lhe timão!

Provável time do Mano: Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Túlio, Cristian, Morais e Douglas; Dentinho e Souza.

Time que eu escalaria: Felipe; Chicão, William e Escudero; Túlio, Cristian, Morais e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Souza.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ANO NOVO E FAVORITO VELHO

Por Raoni Alves

Feliz 2009 aos fieis leitores do Gol a Gol. O ano novo começou e aquele clima de férias ainda está muito presente no futebol brasileiro. Contratações, dispensas, novidades e uma coisa continua como nos últimos anos. O São Paulo segue sendo o melhor clube do Brasil.

Alguns podem até me achar um grande idiota chovendo no molhado com essa constatação, mas meu espanto (e da maioria) se deve ao excelente nível de contratações cirúrgicas que mais uma vez o tricolor paulista fez. O São Paulo foi, por mais um ano, o melhor nas contratações de início de temporada. O elenco são paulino tem, sem exageros, 3 jogadores para cada posição do campo. E não são três jogadores de cada posição somente, são três jogadores de qualidade (titulares em outros clubes) que compõe o plantel do técnico Muricy Ramalho.

Vamos lá: No gol, Rogério Ceni bastaria. Sozinho ele poderia valer por três, mas o hexacampeão brasileiro ainda tem os reservas de luxo Bosco e Fabiano. Para as laterais, Muricy pode escolher entre Joilson, Wagner Diniz, para a direita, e Junior Cesar e Junior, para a esquerda, além do jovem Cazumba. E isso porque o São Paulo não joga com laterais e sim com alas, e nessa função podem entrar os eficientes Zé Luíz, Jorge Wagner, Oscar e Richarlyson.

Bom, será a zaga a dor de cabeça do comandante? Acho que não. Os titulares são Rodrigo, Miranda e André Dias, a melhor zaga do Brasil. Na dúvida, Anderson, Juninho (esse pode sair) e Renato Silva, também formam um bom setor. Ai ai ai. Chega a ser irritante (no bom sentido). Para o meio campo os tricolores contam com 4 jogadores de marcação que sabem jogar, com exceção para o primeiro da lista, e dois apoiadores, que se não são craques apresentam muita qualidade e uma regularidade sem igual. Eduardo Costa, Hernanes, Arouca e Jean. Na armação, Hugo e Jorge Wagner.
No ataque as opções são os velozes e habilidosos Dagoberto e Borges. E dentro da área, se André Lima não foi muito bem em 2008 é chegada a vez de Washington. Realmente chega a ser fácil torcer para o São Paulo.

Possível time de 2009:
Rogério Ceni; Rodrigo, Miranda e André Dias; Junior César, Eduardo Costa (Arouca), Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington. É Muricy, mais uma vez vocês são favoritos aos títulos de 2009.