
Nessa semana, me peguei numa dessas conversas sobre esse esporte que definitivamente é membro de qualquer família. Quando então foi colocada a questão sobre a possibilidade de haver armações no futebol, através de política e de manipulação de resultados.
Sei que o tema é delicado e que gera muita discussão, mas preciso expressar aqui minha opinião. Seja como jornalista ou como torcedor, não me permito acreditar em coisas desse tipo nesse jogo que aprendi a gostar, através de meu pai. Desde pequeno, ele me levava ao Maracanã e vivíamos ali momentos intensos de alegria, euforia e algumas vezes de tristeza, caso nosso time perdesse. Voltava para casa radiante com a conquista dos três pontos, orgulhoso de vestir a camisa do clube que eu escolhi para torcer. Daí então, paro e penso. Bom, se acreditar na tese de que o futebol está entregue a armações, tudo aquilo foi irreal? Fui enganado o tempo todo? Mas e aquele gol suado que eu achava que jamais ia sair e acabou saindo, foi tudo combinado e só a mim esqueceram de avisar?
Há quem possa dizer que antigamente o futebol não era assim tão manipulado, mas peraí, eu sou novo e todas as sensações que contei acima continuo sentindo e sempre que vou ao estádio vejo na arquibancada um pequeno garoto, com seus sete anos. E então me pergunto novamente. Será que devo contar a ele que aquilo tudo é falso? Assim como os pais fazem ao informar a seus filhos que o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa não existem?
Por isso questiono esse tipo de suspeita no futebol. Muitos podem me chamar de sonhador, ou de bobo iludido, mas prefiro enxergar com os olhos de menino, pois reparem bem, quando sai um gol do seu time você volta a ser uma criança, que em plena felicidade se delicia com aquele momento e nem se lembra de pensar em manipulações e politicagem.
Para ser sincero, desconfio que as pessoas adeptas a essa idéia sejam tão favoráveis a ela assim, pois se fossem não ligariam o rádio ou a tv para acompanhar o jogo, não roeriam a unha de nervoso e nem comprariam os jornais para saber a escalação do time que vai começar jogando, enfim, se já sabem o final do filme porque assisti-lo, perde a graça não é?
Em suma, peço um favor a todos que desconfiam da sorte do nosso futebol: não me contem o final desse filme, pois gosto de continuar assistindo-o.
3 comentários:
Sua análise está correta. Embora paire, de vez em quando, a suspeita de manipulação no ar, a magia e o encanto do futebol acaba prevalecendo. Temos que manter a esperança de que em nosso País a ética irá se sobrepor sobre os interesses pessoais e mesquinhos.
Parabéns pela beleza da matéria. Continue se aprimorando sempre. A equipe está também de parabéns.
JG. Esse é um ótimo tema para discussão e foi muito bem abordado por você. Eu já não tenho tanta esperança assim quanto o Guilherme. Já vi jogos onde, para mim, ficou claro que o juiz entrou para armar o resultado. Só que não são todos os jogos que são armados e também não são todos que não são. Aí ficamos sempre na dúvida. E eu já vi coisas estranhas contra o meu time e a favor também. Eu tenho procurado me afastar do futebol. O problema é que futebol é um negócio muito bom e aí acabo não conseguindo me afastar totalmente.
parabens você é um alienado consiente. mais que prefere ficar alienado
Postar um comentário