quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Gol a Gol no ar!!

Olá ouvintes e visitantes do Gol a Gol, hoje o nosso programa será feito aqui no blog, devido as fortes chuvas que impossibilitaram a realização deste. Mas para você não ser prejudicado, montamos essa edição especial com nosso timaço de comentaristas.



Por Raoni Alves

Professor, precisa treinar?

O Vascão vai a campo hoje a noite precisando reverter um placar de 2x0 contra o América do México, em São Januário. Na minha opinião, o Vasco já estava eliminado. Vem apresentando um futebol fraco, os jogadores que vinham jogando bem, como Perdigão e Conca, passaram a sumir em campo e o Leandro Amaral ta tendo que jogar sozinho, sem contar os erros do Silvio Luiz. Mas eu falei que o Vasco estava eliminado. Hoje, o time vem com animo renovado. O técnico veste a 11 na colina. Romário mexeu em metade do time e por isso acredito na vitória. O Vasco agora lembra, pelo menos na escalação, o Vasco, ofensivo. Um 4-4-2 com dois meias de ligação, um cabeça de área que sai pro jogo e dois atacantes. Ainda tem mais, se tiver ruim, o professor tira alguém, entra em campo e mostra como que faz. Brincadeiras a parte, eu gostei da atitude do time da virada. Desejo boa sorte logo mais.



Por João Guilherme

Tchau e bênção!

Agora que espantou de vez qualquer chance de ir para a zona de rebaixamento, acho correto que o Botafogo comece a se planejar para o ano que vem. A única certeza que tenho, é que o técnico será mesmo Cuca, pois acho realmente impossível que a diretoria alvinegra seja tão incoerente à ponto de demiti-lo. Já no elenco de jogadores, Zé Roberto e Dodô já deram adeus e na minha opinião por terem tomado essa decisão não deveriam mais jogar com a camisa desse clube esse ano. Já que vão embora tchau e benção! Vejo Lúcio Flávio, como a grande estrela, solitária, da equipe para o ano que vem, e por isso temo que sozinho não seja capaz de dar alegrias para torcida do Glorioso.



O COMENTARISTA DE ARBITRAGEM, PHILIP BENNETT, FARÁ UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A RENOVAÇÃO DO QUADRO DE ARBITRAGEM E VAI TIRAR UMA DÚVIDA DOS NOSSOS VISITANTES.

A renovação na arbitragem é importante como em qualquer profissão. Tudo na vida tem a sua hora e os árbitros experientes têm muito a acrescentar para os mais novos que estão chegando. Muitos já são observadores e membros das comissões de arbitragem de suas respectivas federações. O Rio de Janeiro vem fazendo um bom trabalho com bons e jovens árbitros apitando divisões de base e campeonatos da segunda e terceira divisão do Rio de Janeiro.
Sobre o Romário, o jogador pode sim ter duas funções em um jogo de futebol, mas se ele for expulso em uma delas, ele não poderá exercer a outra função. Terá que sair de campo.



Equipe Gol a Gol

América sem técnico

O técnico Carlos Roberto foi demitido após os insucessos na Série C do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, o presidente Reginaldo Mathias ainda não definiu quem assumirá o cargo.
Aproveito para avisar a torcida americana que o Gol a Gol fará uma entrevista com o presidente do clube para saber quais são as pretensões da equipe no ano que vem e como está sendo feita a preparação para a próxima temporada.



Por Ulysses Lacerda

Acreditar é preciso

Para quem quer sonhar com uma vaga na Libertadores da América, o Flamengo não pode pensar em perder pontos para o América de Natal, que está na última colocação do Campeonato Brasileiro e já matematicamente rebaixado para a segunda divisão.
O rubro-negro carioca vem embalado por três vitórias consecutivas na competição, contra Paraná, Vasco e Grêmio. Este último adversário direto pela Libertadores. O que preocupa os torcedores é a péssima campanha que o clube possui fora de casa, ganhando apenas dois jogos como visitante.
Com uma semana para enfrentar o time potiguar, em Natal, Joel Santana tem tempo para treinar e descansar o time que vem de uma maratona desgastante de jogos no meio e final de semana, devido aos jogos adiados por causa do Pan. O técnico do time da Gávea tem a volta do lateral Juan, que vem sendo um dos destaques do clube no Brasileirão.
Em sexto colocado, com 49 pontos, três a menos do que o Santos, último colocado para a vaga na libertadores, e com o confronto direto no Maracanã, onde o Flamengo só perdeu duas vezes na competição e com o apoio maciço de sua torcida, porque não sonhar? Como já diz o samba enredo da Mocidade “Sonhar não custa nada”, então torcida Rubro-negra não perca a esperança de conquistar esse objetivo. Se o Raikkonen, o azarão, foi campeão da formula 1, porquê o Mengão não pode ser um destes times classificados para a Libertadores?



Por João Guilherme

Pés no chão, diretoria tricolor!

Muito se falam de futuros nomes que podem fazer parte do esquadrão tricolor para a temporada do ano que vem. Já escutei que Dodô estaria quase certo e que Riquelme viria direto de Buenos Aires para as Laranjeiras. Não tem como negar que seriam dois reforços de peso e que com certeza podem fazer a diferença na disputa pela Libertadores. No entanto, é sempre bom lembrar que quando um clube começa a contratar demais desprestigiando os atletas que já estão no elenco sempre ocorre um racha no grupo e o final dessa história todo mundo já conhece. Portanto diretoria tricolor, pés no chão e muito cuidado com suas escolhas.

Gol a Gol vai ao ar aqui no blog!

Em razão da forte chuva que caiu no Rio de Janeiro, o Gol a Gol não irá ao ar nesta quarta-feira, porém um resumo do que seria o programa dessa quarta será feito aqui no blog. Ao longo do dia, nossos comentaristas postaram os temas que seriam abordados no programa. Portanto fique ligado e acompanhe!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Top-10 do mundo


É batata. Basta chegar essa época do ano e alguns prêmios começam a ser discutidos. É lista de melhores do ano, do campeonato, do bairro e até da pelada do meu prédio. Porém, quem não gosta de brincar de técnico e escalar uma seleção, por exemplo, do Campeonato Brasileiro. Inspirado na seleção dos 50 melhores da revista France Football, no ano de 2007, eu também quero escolher os meus melhore. Não vou citar 50, mas vou selecionar meu TOP-10 do futebol mundial. 1- Kaká / Cristiano Ronaldo 3- Robinho 4- Messi 5- Ibrahimovic 6- Petr Cech 7- Riquelme 8- Pirlo 9- Juan 10- R. Gaúcho.
Calma, antes de atirarem as pedras quero explicar algumas escolhas. Não consegui definir o melhor entre Kaká e Cristiano Ronaldo. Eu acho o Kaká mais completo, eficiente e inteligente. Mas o Cristiano Ronaldo é mais o esilo brasileiro e esse futebol moleque, driblador e ofensivo é irresistível. Outra justificativa é pela inclusão de Ronaldinho Gaúcho. O craque do Barcelona só entrou na minha lista pois o futebol que ele joga é de outro mundo, mesmo tendo apresentado esse repertório em poucas partidas de 2007. Agora quero saber de vocês, quem são os seus 10 melhores do mundo no ano de 2007? Participem, critiquem, debatam... quero ser surpreendido.

Escute os comentaristas do Gol a Gol na Rádio Haroldo de Andrade!

Fala galera que acompanha o Gol a Gol pela internet, viemos aqui anunciar a novidade do Gol a Gol.
Todas os domingos, na Rádio Haroldo de Andrade (1060am), os membros do Gol a Gol estarão ao lado do renomado jornalista esportivo Áureo Ameno, no programa Agitando a Galera, para um bate-papo sobre a rodada do Campeonato Brasileiro, à partir das 14h. Ou seja, além de poder conferir o Gol a Gol às quartas-feiras na faculdade ou aqui pelo blog, você também poderá curtir na Rádio Haroldo de Andrade, aos domingos, tudo o que os nossos comentaristas pensam sobre o futebol.
Não fique fora dessa e ouça!
Você também pode escutar o programa pelo site da rádio: www.radioharoldodeandrade.com.br

Ou aguardar que o programa seja colocado no início da semana aqui no blog, como você já pode conferir!!!

http://br.youtube.com/watch?v=0qwyJHCpqeo - PARTE 1

http://br.youtube.com/watch?v=iLdp-Ma-ccQ - PARTE 2

http://br.youtube.com/watch?v=mcYgDyTYW0o - PARTE 3

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Dunga com jeito de zangado!


Ontem, estava acompanhando a entrevista coletiva do técnico Dunga, quando um repórter fez uma pergunta mais produtiva do que as rotineiras e chatas que algumas emissoras fazem apenas para manter uma boa relação com o treinador e com a Confederação Brasileira de Futebol.
Eis que o nosso ilustre comandante mostrou toda a sua grosseria, semelhante às faltas que cometia no meio de campo dos clubes onde passou. Peraí, não é porque ele foi o capitão do tetra que vamos esconder o que Dunga foi dentro das quatro linhas. Não passou de um jogador limitado que compensou a pouca técnica com muita garra e vontade.
Se vocês repararem com um pouco de atenção é justamente isso que Dunga quer implementar na seleção brasileira atual. Quer um time limitado tecnicamente e que compense isso com muita garra e vontade, mas ele tem que se lembrar que temos muita técnica nesse elenco e que seu estilo preferido de jogo, o qual ficou tão identificado, não pode ser colocado em prática nesse grupo de jogadores.
Outro assunto bastante discutido e que não podia passar em branco é a ausência de Alexandre Pato entre os convocados. Nem quero questionar a presença do Afonso no grupo, pois todo treinador tem sua cisma. Foi assim com Felipão que adorava o Eduardo Costa, o Parreira com o Paulo Sérgio em 94 e outros mais. No entanto, não aceito a desculpa de que o jovem talento, agora do Milan, não possa ser convocado por que não tem uma experiência. Pois então Dunga, fica aqui minha pergunta para você: Qual a sua experiência para dirigir a Seleção Brasileira?
Será que ele me responderia ou seria grosso como nas entrevistas coletivas?

domingo, 14 de outubro de 2007

Futebol carioca Especial: O que aconteceu com o Vasco?


Entra ano sai ano e o time cruz-maltino não se acha, não consegue vencer uma competição desde 2003 e não vê horizontes. Sou um eterno e ferrenho critico dos ditadores e o poder em São Januário todos sabem de onde vem. O problema é que o Vasco é muito maior que isso. Um clube de tantas conquistas não pode se contentar em ver seu time no meio da tabela. No passado recente do futebol carioca o Vasco é o clube de maiores conquistas e talvez por isso esteja nessa triste situação.
Calma, eu explico. Eurico Miranda é o imperador da colina desde o final da década de 80. O tricampeonato estadual nos anos de 92, 93 e 94 deram estabilidade para a dupla Antonio Soares Calçada e Eurico Miranda. Em 97 uma safra de ótimos talentos como Felipe, Juninho e Pedrinho, juntamente com alguns jogadores experientes como Mauro Galvão, Carlos Germano e Evair, somados a um craque, no melhor ano de sua carreira, Edmundo, o Vasco foi campeão brasileiro e legitimou um ditador que fazia o papel do diabo no famoso comércio de almas. O torcedor se iludiu, achou o máximo o lema, "rouba mas faz". Batia no peito e gritava essa frase, quando questionado sobre a corrupção no clube. Não quero discutir o que todos sabem. Eurico enriqueceu as custas dos iludidos vascainos. O título incontestável da libertadores de 98, última conquista internacional relevante do futebol carioca, trouxe o status de potencia mundial ao clube e novas fontes de renda a seu "dono". O Vasco teve a possibilidade de se estruturar, remodelar seu antigo estádio, fortalecer sua categoria de base ou ao menos deixar dinheiro em caixa para contratações futuras. Não, ao invés disso o patrimônio do clube não aumentou, a categoria de base do Vasco sumiu, o estádio já foi leiloado várias vezes e escândalos envolvendo seu mandatário pipocaram, envergonhando os bons torcedores vascainos. Porem, não livro a cara desses torcedores que elegeram Eurico, diversas vezes, não só como presidente do clube, mas como parlamentar do Brasil, o que é muito mais perigoso. Eles se omitiram. É obrigação de todo torcedor lutar pela dignidade de seu clube.
Em fim, vocês devem se perguntar o motivo desse meu texto. Achar que sou um fanfarrão (palavra da moda) por falar de um assunto batido. Porem, eu que não sou torcedor vascaino, mas um apaixonado por futebol, me senti muito mal ao ver escalado o Vasco para o clássico de logo mais. O antigo expresso da vitória vai a campo com Silvio Luiz - Vilson, Júlio Santos e Jorge Luiz - Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Conca e Guilherme - Enilton e Leandro Amaral. Tec. Celso Roth. Lastimável. Vou escalar um time de alguns anos para vocês compararem e me darem razão: Helton - Jorginho, Mauro Galvão, Junior Baiano e Gilberto - Amaral, Felipe, Juninho e Juninho Paulista - Romario e Edmundo Tec. Antonio Lopes. Essa seleção ainda contava com um banco com Wagner, Pedrinho e Viola. Você vascaino, que não admite a grande lama que estão metidos, vai argumentar: "Hoje no Brasil ninguém mais tem condições de montar um time desse. A realidade é outra, todos os clubes estão falidos." Eu concordo, mas um erro não justifica o outro. Um mal do brasileiro é se acomodar com um caos geral. O tema aqui é o Vasco. Eu falarei de um por um. Porem o Vasco era para ser um São Paulo se tivesse aproveitado as oportunidades. Eu pergunto: Qual seria o time do Vasco se por um milagre, e pela qualidade de seus adversário, o time conseguisse a vaga na libertadores? Eu estou preocupado mesmo com o ano que vem. Porque até quando Leandro Amaral e Conca vão jogar no clube? Não vejo muita pespectiva. Tomara que esteja errado.
Vascainos, para o bem do futebol mundial, tirem esse câncer do poder e voltem a vibrar com um time que mereça a torcida linda e apaixonada que tem. Fora Eurico.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Gol a Gol - 08/10 - Parte 1

Acompanhe o primeiro Gol a Gol AO VIVO, com informações e debates sobre os cinco clubes grandes do Rio de Janeiro.

Gol a Gol - 08/10 - Parte 2

Acompanha a segunda parte do Gol a Gol AO VIVO!!!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Time de tradição. Raça, amor e paixão


Espetacular! Essa é a primeira palavra para definir a festa que fez a torcida do Flamengo quinta-feira no Maracanã. Quase 70.000 pessoas lotando o estádio, cantando enlouquecidamente o tema da vitória. Lindo! Nem mesmo o frio e concentrado líder, São Paulo, aguentou a pressão imposta pela nação rubro-negra. Os torcedores provaram que um campeonato por pontos corridos é emocionante e feito de 38 finais. Uma pena que nas primeiras 28 finais o São Paulo tenha tirado a emoção das últimas 10 decisões. Quero também ratificar o que disse há um mês no Gol a Gol (quem acompanha pode confirmar): O Flamengo é um dos candidatos para uma vaga na Libertadores 2008. Sei que alguns irão achar abuso e ilusão, mas analisando a tabela, vendo a quantidade de jogos que o Fla ainda fará no Maracanã, acho que a vaga só depende de suas forças, pois pra mim os adversários irão tropeçar. E vocês o que acham? Voltarei a debater esse assunto com vocês em breve.

Gol a Gol Entrevista - Célio Campos

Ouça o Gol a Gol entrevistando o professor Célio Campos.

Gol a Gol Entrevista - Célio Campos - Parte 2

Acompanhe a segunda parte do bate papo com o professor Célio Campos.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Ronaldinho e Kaká


Já que nessa terça teremos jogos pela UEFA Champions League, nada melhor que falarmos um pouco desta competição tão cheia de charme e elegância, onde as maiores estrelas do futebol desfilam todo o seu talento nas quatro linhas.
Hoje, o Barcelona entra em campo para enfrentar o Stuttgart, mas o que me chama atenção não é o jogo em si, ou as belas jogadas de Lionel Messi, muito menos as perfeitas conclusões de Thierry Henry e sim o fato de cogitarem Ronaldinho Gaúcho como reserva do time catalão. Peraí, não estamos falando de qualquer um e sim de Ronaldinho Gaúcho, aquele mesmo que meses atrás vinha de outro planeta para azucrinar os marcadores e encantar com sua magia até os torcedores adversários. Afinal, porque esquecemos tão rápido das coisas boas que esse jogador já fez e continua fazendo?
Outro craque do futebol brasileiro e mundial que merece destaque aqui no Gol a Gol é o jovem Kaká. Fiz questão de colocar jovem como adjetivo para ele, pois com tão pouca idade já é o responsável por todo esse sucesso do Milan. Há quem diga que é exagerado atribuir ao meia as conquistas milanesas, mas jogando com tantos “brucutus” qualquer um se irritaria com o treinador e desobedeceria suas ordens táticas, para poder enfim sair da mesmice que os técnicos gostam de implantar. Reparem só, quando se rebela, Kaká joga e quando Kaká joga o Milan vence.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Domingo carioca preocupante!


Preocupação! Essa é a palavra que tem martelado minhas idéias quando penso na situação de três clubes cariocas. Nesse final de semana, Vasco da Gama, Botafogo e América perderam seus jogos e temo que tenham perdido o rumo nas competições que disputam.
O time de São Januário foi a Vila Belmiro enfrentar o Santos, e com um jogador a mais cerca de 50 minutos, foi incapaz de impedir a vitória santista por 1x0. Quando o atacante Enílton entrou na área de frente para Fábio Costa e chutou quase na bandeirinha do córner peguei o controle remoto e mudei de canal na hora, ia me fazer mal ver aquilo de novo.
No outro canal estava passando Botafogo e Goiás. Essa partida todo mundo já sabia o resultado antes mesmo dele começar. Pra falar a verdade, o jogo já estava definido desde quarta passada quando o alvinegro perdeu para o River, na Argentina.
O que ninguém imaginava era que fosse 3x0. Um placar elástico e que aumenta a dor do botafoguense. Sem culpa, Mário Sérgio só pôde ser mais um dentre os poucos expectadores que foram ao Maracanã.
E aqui no Gol a Gol, tivemos mais uma transmissão em tempo real do jogo do América, dessa vez contra o CRAC, de Goiás. E parece que esse domingo foi feito para goiano tirar onda com carioca, afinal, o América perdeu de 5x0, jogando em casa, e agora precisa vencer de qualquer maneira seu próximo adversário (Ulbra), além de torcer por uma derrota do Bragantino.
Ah sim! O Fluminense também perdeu, mas continua bem na tabela. Só o goleiro Fernando Henrique merece ressalva, pois esse sim me preocupa!

Meninas de ouro


Sem sombra de duvidas, ontem foi um domingo histórico. Assim como escrevi aqui no blog, no texto de sábado, sobre as meninas da seleção brasileira feminina, volto a afirmar: o dia 30 de setembro de 2007 foi sim um dia histórico. O Brasil mostrou ser grande no futebol feminino, mostrou que com a bola no pé podemos jogar futebol de qualquer jeito, seja com homens, seja com mulheres, seja no campo, na areia, na quadra ou em qualquer lugar que entre duas traves se tenha uma bola e atletas desfilando seus talentos. Parabéns a Andréia, nossa grande goleira, que mesmo tendo falhado no primeiro gol é a melhor da posição que nós já tivemos. Parabéns a Formiga, nossa imortal meio de campo, que já foi atacante e hoje joga onde for preciso, mas arma o jogo como ninguém. Parabéns a Daniela, Cristiane, Maycon, e todas as outras do elenco brasileiro. Parabéns a Marta, nossa Pelé de saias. Parabéns a Sissi, que foi uma grande representante do futebol feminino há anos atrás. Ah, o jogo? O jogo foi 2x0 para as alemãs, mas quem se importa. A história pode não lembrar, mas as verdadeiras vencedoras dessa final foram as brasileiras, que sem investimentos, sem acompanhamento há longo prazo e sem um campeonato permanente fizeram uma final de igual pra igual com as bicampeãs do mundo e ainda elegeram a melhor jogadora do torneio, nossa grande Marta, também artilheira da competição. Quem sabe a revanche já esteja escrita nas estrelas, numa nova final, novamente na China, ano que vem, na disputa pela medalha de ouro dos Jogos Olímpicos. Só espero que daqui até lá, os poderosos que não entram em campo, não esqueçam, novamente, da promessa de um campeonato, apoio e investimento, que tanto falam quando as competições chegam em suas retas finais e cada aparição vem com um discurso bonito e motivador, mas nunca colocado em prática. Força Brasil e Parabéns, pra mim vocês são campeãs do mundo.