sábado, 26 de junho de 2010

COPA DO MUNDO: AGORA É A VERA

Por Raoni Alves

Chegamos ao final da primeira fase e ao início da verdadeira Copa do Mundo. Agora é a vera. É para valer e o bicho vai pegar. Eu sei, eu sei, o nível de muitos jogos dessa primeira fase deixou muito a desejar. Alguns times não cumpriram o esperado e tivemos fortes candidatos terminando em segundo lugar de seus grupos (Inglaterra), outros nem da primeira fase passaram (França e Itália). Mas apesar de quase todas as seleções ainda não terem apresentado um belo futebol, algumas equipes cumpriram muito bem o seu papel, casos de Argentina, Brasil, Holanda e até mesmo da Alemanha. Essa última com um futebol de altos e baixos, mas extremamente eficiente, como só os alemãs conseguem ser.

Agora que a Copa passa a ser no sistema de mata-mata só veremos grandes jogos, se não pela técnica e pela disposição ao ataque, certamente pela emoção, que não faltará. As oitavas-de-final já nós reservam grandes clássicos como Alemanha x Inglaterra; Espanha x Portugal; Argentina x México. Apesar de ainda considerar o time dirigido por Maradona um dos grandes candidatos ao título, o favoritismo da Argentina não é tão grande assim como muitos podem imaginar. Dentre esses confrontos, Espanha e Alemanha levam certo favoritismo diante dos oponentes, mas clássico é clássico e vice-versa, como já disseram um dia.

Destaque maior dessa Copa, a América, como um continente único, realmente vem sendo surpreendente. Se Argentina e Brasil sempre foram barbadas, ninguém poderia esperar que Uruguai, Paraguai e EUA liderassem seus grupos, diante de França, Itália e Inglaterra, respectivamente. Sem esquecer o Chile, que se classificou em segundo lugar depois de duas vitórias e uma derrota no grupo da super favorita Espanha. Ainda temos o México, que no mesmo grupo de Uruguai e França alcançou o segundo posto e a grande classificação. Uma pena que pelo caminho já tenham que enfrentar os argentinos, mas como disse anteriormente, que Don Dieguito abra bem os olhos diante dos mexicanos, que contra o Brasil já cansaram de surpreender em competições menores. De todos esses, meu maior destaque é para o grande jogo coletivo, guerreiro e intransponível dos uruguaios. São eles os únicos que ainda não tomaram gols nesse mundial. Na minha opinião, Estados Unidos e Uruguai passarão por Gana e Coréia do Sul, respectivamente, e um deles fará a semifinal diante de Holanda ou Brasil.

Se em um dos lados da tabela o caminho é menos espinhoso para o Brasil, tendo somente a Holanda como grande adversário, o outro lado da chave deverá ser muito duro para meu outro candidato a chegar à grande final. Nesse caso, se a Argentina passar pelos mexicanos terá que enfrentar o vencedor de Inglaterra e Alemanha. Passando, chegará à semifinal, provavelmente contra Espanha ou Portugal. Que pedreira em Maradona!

Contudo, depois de observar as seleções em campo eu aponto Brasil e Argentina como finalistas do mundial. São as duas seleções que melhor jogam bola e tem tradição, diferente de Espanha e Holanda, que também jogam para frente, mas não conseguem superar a barreira da falta de títulos. Parece até uma contradição eu apontar os sul americanos como finalistas, depois de acreditar em um título inédito na África do Sul, mas mudei de idéia e acho que não será dessa vez que um europeu vencerá fora de seus domínios. E também fico fascinado pela possibilidade do grande jogo que será Brasil e Argentina, certamente os dois maiores formadores de craques da história do futebol mundial. Messi de um lado, Kaka de outro. Luis Fabiano e Higuain. Robinho e Tevez. Grandes jogadores, grandes rivais, sete títulos mundiais... Ah! Como iria me esquecer. Dunga VS Maradona. Ai Deus! Imaginem a marra do vencedor. Pensando bem, acho que não quero mais essa final.

Um comentário:

Anônimo disse...

Кстати, не зря blogonews считается местом сбора всего самого интересного. [URL=http://blogonews.net]Все самое интересное[/URL] - безусловно правильное название для этого сайта.