sexta-feira, 5 de março de 2010

COMO ANDA A CABEÇA DO DUNGA?


Por Raoni Alves

Se cada brasileiro já tinha uma contagem regressiva na cabeça para apagar da memória aquele gol do Frances Thierry Henry, nas quartas de final da Copa de 2006, hoje, o mundo todo sabe que em 98 dias o planeta vai eleger novos heróis e certamente mais alguns vilões da bola. Com a proximidade da Copa da África, as duvidas na cabeça do nosso zangado técnico são muito poucas. Provavelmente 90% do grupo que vai buscar o hexa já esta com o passaporte carimbado. Na minha opinião, o "professor" só não sabe ainda quem vai ficar com a camisa 6 e também não sabe a resposta para a pergunta que assombra tudo e todos. Vale ou não levar o craque Ronaldinho Gaucho?

Vamos com calma. No gol não resta dúvida. Julio Cesar é unanimidade. O camisa 12 deve ser Doni e o terceiro goleiro muito provavelmente será o Vitor, do Grêmio. Os zagueiros estão formados com Lucio, Juan, Thiago Silva e Luizão. Na direita, Maicon e Daniel Alves estão tão confirmados na copa quanto Dunga e Jorginho. Os marcadores do meio de campo serão Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Ramires. Na criação o nosso bravo treinador deve mesmo apostar em Elano, Julio Batista, Kaka e Kleberson, que depois dessa última convocação parece mesmo ter moral com o Dunga. Nosso ataque no mundial só não terá Robinho e Luiz Fabiano se houver algum imprevisto como contusão ou suspensão, (três batidas na madeira). Essa regra vale também para Adriano. A outra vaga no ataque está entre Nilmar e Pato. Torço para que o atacante do Milan convença a comissão técnica que pode fazer bonito na Copa, mas acho que o artilheiro do Villareal corre bem na frente.

Restam então as questões que já citei no primeiro parágrafo. Como decifrar essas duvidas? A camisa 6 parece que vai cair no colo de Michel Bastos, do Lyon. Não que ele seja ruim, longe disso, mas ainda não entendo como Marcelo, do Real Madrid, e Fábio Aurélio, do Liverpool, não ganharam essa briga. Quem perdeu espaço foi Andre Santos, que jogou a Copa das Confederações e não foi nem lembrado nessa última lista. Ainda tem o Gilberto, do Cruzeiro, que ressurgiu depois de um tenebroso inverno sem convocações. Porém, se minha bola de cristal estiver certa será essa vaga, a de lateral esquerdo reserva, que vai sobrar para entrar mais um meia/atacante. Está ai a vaga que Ronaldinho Gaucho precisa para voltar a vestir a amarelinha.

Qualidade técnica e o poder de desmontar adversários são incontestáveis no futebol do Gaucho. Então porque não levá-lo? Essa pergunta, Dunga tenta responder com o protocolar "ele teve sua chance. Temos que levar os jogadores que estão com nós"(sic), diria o "professor". Eu tento entender, mas não acredito que se o craque do Milan continuar gastando a bola do jeito que está não será lembrado. A presença do Ronaldinho no banco já faria muitos adversários tremerem. E o Dunga é bom em dar um gelinho no jogador para ele voltar com ainda mais vontade. Torço e acredito que o Dunga esteja esperando até o último momento para levar o Gaucho. Essa solução é perfeitamente possível, até mesmo porque Daniel Alves esta tão a vontade na seleção que onde entra resolve. Ele pode perfeitamente fazer a lateral esquerda em qualquer eventualidade. Até mesmo ser titular. E como, teoricamente, essa vaga não pertence a ninguém, Dunga não ficaria mal com seus comandados.

Bom, como nosso "amante da imprensa" segue uma linha de raciocínio que privilegia a dedicação, o comprometimento e as atuações sob seu comando, os críticos do futebol de Julio Batista, Josué e Elano podem tirar o cavalinho da chuva. Eles vão a Copa. Mas não desanimem Anderson Polga, Vampeta e Ronaldão também foram campeões do mundo. O título é possível!